quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

BRASIL TRABALHA PARA REFORÇAR A PREVENÇÃO NA ÁREA DA DEFESA CIVIL



Na área da Defesa Civil nacional, o Brasil saiu de uma cultura de 40 ou 50 anos, quando só se preocupava com as causas, e agora trabalha com o objetivo de reforçar a prevenção, com preparação de pessoal e investimentos na área de infraestrutura. A avaliação é do secretário nacional da Defesa Civil, Humberto Viana.
O secretário disse que a presidenta Dilma Rousseff “está preocupada em que a política de Defesa Civil do país seja mais eficiente e para isso tem dado todo apoio” ao setor. Viana disse que todo fim de semana é contatado pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e justos discutem as previsões da área meteorológica e decidem as iniciativas que têm que ser tomadas.
“Quando há riscos, entramos em contato com os governos estaduais em uma mobilização inédita, pois até 2010 a Defesa Civil não tinha essa organização. Os coordenadores estaduais de Defesa Civil têm papel muito importante no fortalecimento das unidades locais”, disse.
Em 2011, o país foi surpreendido pelo efeito das chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde um dos municípios mais castigados foi Teresópolis, e morreram mais de 900 pessoas no total. No país, oficialmente o total de mortes por desastres naturais naquele ano foram 1.084.

Informações da Agência Brasil.