segunda-feira, 18 de março de 2013

SITUAÇÃO DO BAIRRO BOA FÉ NO INTERIOR DE TERESÓPOLIS POR CONTA DA CHUVA


Karla Rebello
Foto: Eduarda Andrade (Facebook)


Devido à chuva intensa que caiu em Teresópolis durante toda a madrugada desta segunda-feira, dia 18, o rio que fica localizado no bairro da Boa Fé do km 11, da Estrada Teresópolis-Friburgo transbordou e ainda não baixou desde a madrugada.  Pode-se ter uma noção do nível altíssimo da água pelo campo de futebol que existe logo ao lado em que a água do rio esta quase na trave do gol, plantações que ali perto existiam foram totalmente perdidas e casas foram invadidas pela água, como podemos ver na foto acima.
Diante da situação, os moradores da localidade se viram obrigados a sair de seus lares à procura de um lugar para passar a noite. Como não existe abrigo nas proximidades e às escolas do bairro vizinho (Vargem Grande) não estão funcionando como ponto de apoio, moradores tiveram que ir para casa de amigos e familiares.
Mesmo com a situação crítica em que se encontra o bairro e com alguns de seus moradores estando insolados por conta da água, existem ainda aqueles que estão com possibilidade de sair, mas se recusam. Moradores acreditam que o rio pode baixar e que não há necessidade de sair de casa. Lembrando que na última vez em que o rio transbordou os moradores que se recusaram a sair de suas casas tiveram que ser resgatados de bote.
Durante o decorrer do dia a chuva deu uma trégua,  mas foi por pouco tempo, logo depois voltou a chover forte novamente e a tendência é que o nível da água só aumente se não parar de chover. É aconselhável que os moradores que ainda permanecem em suas residências e que moram próximo ao campo de futebol e do rio, fiquem atentos ao nível da água e ao menor sinal de perigo saiam e procurem abrigo.
O mesmo rio quase transbordou em Canoas, casas a margem do rio tiveram sorte por conta dos muros. Para quem necessita passar por este trecho do km 11 da Estrada Teresópolis-Friburgo, a pista está com trafego normal, não há riscos, somente está alagado nas proximidades do rio, a pista não. 

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE AS OCORRÊNCIAS CAUSADAS PELAS CHUVAS EM TERESÓPOLIS



Alessandro Nogueira e Karla Rebello
(Colaborou Tiago Domingos)

O JB TERÊ está com sua equipe de plantão desde ontem à noite, inclusive durante toda a madrugada, acompanhando as ocorrências das chuvas em Teresópolis, os seus desdobramentos e divulgando boletins de tudo que estava ocorrendo para seus leitores e seguidores. A boa notícia é que, até o momento, não há vítimas. Porém, é necessário manter a atenção, pois a previsão é que a chuva continue durante todo o dia de hoje.
São muitos os pontos de deslizamentos no município, na cidade e no interior. No Meudon há registros de novos deslizamentos, cinco deles em vários pontos da Rua Charruas, que está com um trecho interditado. Também ocorreram quedas de barreiras no Pimentel, na Coreia e Vale da Revolta. Outros registros foram feitos no Corta Vento, Santa Cecília e Comary. Lembrando que, felizmente, não houve vítimas. No interior as áreas mais atingidas foram Vargem Grande e Imbiú, onde ocorreram grandes alagamentos que, segundo produtores rurais, destruíram praticamente toda a lavoura. Moradores de Vargem Grande continuam em alerta. O rio da localidade de Boa Fé transbordou durante a madrugada, e até agora está acima do nível normal. Em Pessegueiros os moradores estão bastante preocupados porque as pedras que sustentam a ponte, que liga à Granja Mafra, estão se soltando. Moradores da Granja Florestal reclamam que desde ontem estão ligando para a Defesa Civil, preocupados com a chuva forte e, segundo eles, tiveram como resposta que as sirenes daquela região estavam com defeito, e por isso não dispararam. Indignados eles questionam até quando vão ter que esperar, pois não querem viver outra tragédia.
Em contrapartida a Defesa Civil de Teresópolis informa que está com suas equipes nas ruas, fazendo as vistorias e atuando nos pontos de apoios. Funcionários e voluntários informaram que as sirenes tocaram em quatro localidades. Assim que tocaram no Vale da Revolta, muitos moradores foram para o ponto de apoio, assim como no Caxangá. Na Coreia e no Rosário as pessoas também saíram de suas casas, mas outras se negaram a sair de seus lares. Em virtude dessa situação os agentes voltam a apelar para que todos saiam de suas residências assim que as sirenes começarem a tocar, ou ao menor sinal de perigo.
A Defesa Civil de Teresópolis continua em estado de alerta e informa que, se houver necessidade, é para ligar para 199. Um corpo foi encontrado no Rio Paquequer próximo à rodoviária, mas ainda não houve confirmação de sua causa mortis pela perícia, o que torna prematura, neste momento, qualquer associação com o dilúvio que está caindo na cidade desde ontem. A chuva continua intensa em todo o município, o que requer que todos continuem atentos. A previsão para o restante do dia é de chuvas ocasionais, de intensidade moderada a forte. 
A Serra, no momento está aberta, porém, não é aconselhável ir para a estrada, a não ser que realmente seja muito necessário, e sabendo sempre do risco da CRT fechar a estrada a qualquer momento caso haja necessidade. Se tiver que sair, primeiro ligue para o número 0800 021 0278, ou acessar o site crt.com.br.
Em Petrópolis o número de vítimas, que era de três pela manhã, saltou para 13 agora a tarde. Vários pontos da cidade vizinha estão alagados e intransitáveis.

SITUAÇÃO DE MOMENTO EM TERESÓPOLIS E PETRÓPOLIS



Alessandro Nogueira


A Serra volta a ser fechada pela CRT devido à queda de barreira no KM 93. Há registros de quedas de barreiras nos bairros da Quinta Lebrão e Coreia, mas sem vítimas. Chove forte em toda a cidade, principalmente nas regiões do Alto, Barra e Meudon, além de pontos no interior do município, como Vargem Grande, Venda Nova e Imbiú, onde há relatos de grandes trechos de alagamentos. Na Reta, próximo a Casa e Vídeo, uma árvore caiu sobre a rede elétrica e coloca em risco os pedestres e motoristas que, por ventura, estacionarem seus carros ali. No Vale da Revolta as sirenes continuam tocando, em intervalos de 20 em 20 minutos.   
Em Petrópolis, onde já foram registradas três mortes, uma árvore caiu em cima de veículos no bairro Alto da Serra. Uma das vítimas da tragédia, era da Defesa Civil da cidade, segundo informação dada pelo próprio Prefeito Rubens Bom Tempo. Os distritos de Itaipava, Nogueira e Corrêas têm trechos de alagamentos, além de alguns pontos interditando a passagem de veículos.

JB TERÊ PLANTÃO POLICIAL


PM prende traficante em flagrante no Soberbo
A Polícia Militar de Teresópolis continua firme e forte em seu trabalho de combate ao tráfico de drogas. No último domingo, 17, por volta das 11 horas da manhã, na altura do Soberbo, os policiais efetuaram a prisão, em flagrante, de Marcelo da Silva (Vulgo Papo Amarelo), 23 anos, morador do Bairro de São Pedro. Ele vinha do Rio de Janeiro para Teresópolis em um ônibus da Viação Teresópolis que foi abordado pelos policiais na entrada da cidade. Ao revistar o “Papo Amarelo” os Policiais Militares encontraram em seu poder 14 trouxinhas de maconha e 10 sacolés de cocaína. Marcelo foi conduzido para a 110ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado por tráfico de drogas e ficou à disposição da polícia para as medidas cabíveis.

SERRA FOI REABERTA



ATENÇÃO: A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) havia interrompido o trânsito na Serra agora pela manhã, por questão de segurança, mas, como a chuva diminuiu no local a CRT reabriu a estrada meia-hora atrás. Porém, a rodovia pode ser fechada novamente a qualquer momento, então recomenda-se monitorar o site da concessionária ou ligar para o 0800 021 0278 para obter a situação de momento.

SERRA FECHADA NESTE MOMENTO



ATENÇÃO: Neste momento a estrada que liga Teresópolis ao Rio de Janeiro está fechada no trecho da Serra. A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) interrompeu o trânsito por questão de segurança, já que há riscos de quedas de barreiras e desmoronamento de pedras. A previsão inicial é de que a reabertura aconteça daqui duas horas, mas, dependendo da chuva, pode demorar ainda mais.