domingo, 16 de março de 2014

SECRETARIA DE CULTURA LANÇA CURSO DE ACORDEON

Inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura

Texto: Geórgia Jahara 


Foto: Roberto Ferreira
Lançado recentemente pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o curso de acordeon vem despertando grande interesse na Casa de Cultura Adolpho Bloch. 
A nova modalidade se soma aos 18 cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura e que atendem mais de 1.000 alunos anualmente. As aulas já começaram, mas ainda há vagas e as inscrições estão abertas. A iniciativa partiu da parceria entre a Secretaria de Cultura e o professor e músico Cândido Neto, titular do curso.
Conhecido por seu desempenho à frente do acordeon, Cândido foi o idealizador e é coordenador do Encontro de Sanfoneiros de Teresópolis. “É um sonho já antigo e que agora se concretiza, graças à sensibilidade do secretário Wanderley Peres. Já havíamos observado a procura por este tipo de curso. E, na cidade onde surgiu o Encontro de Sanfoneiros, nada mais justo do que um curso para formar novos acordeonistas”, comenta Cândido, que é professor de ciências e de música, além de especialista em Arte e Educação na área de Música na Escola.
Para os interessados no novo curso, as inscrições estão abertas e podem ser feitas na Casa de Cultura Adolpho Bloch, de segunda a sexta, das 9h às 18h. No ato da inscrição, o interessado deve apresentar uma foto 3 x 4; carteira de identidade ou certidão de nascimento do aluno – com fotocópia; carteira de identidade do responsável (no caso de menores) - com fotocópia; declaração escolar (no caso de adolescentes em idade escolar); e comprovante de residência. Podem participar pessoas de ambos os sexos, com idade mínima de 12 anos. E é ideal que o interessado já possua um acordeon.
O curso é destinado a iniciantes e as aulas são realizadas às segundas e sábados, com turmas entre 13h e 19h. Nas aulas, os alunos terão noções teóricas sobre música, conhecerão o instrumento acordeon como um todo e aprenderão inicialmente a tocar com partitura não convencional, criada especialmente pelo professor Cândido Neto para facilitar o aprendizado.
As agentes culturais Nara Zeitune e Andréa Sant’Anna estão entre os alunos matriculados e têm gostado das aulas. “Ganhei meu acordeon de herança e, a partir daí, resolvi aprender. Será ótimo, inclusive, para as minhas participações no Cultura de Raiz”, comenta Andréa, que é coordenadora do projeto e teve uma bisavó sanfoneira. “Como trabalho com cultura popular, será ótimo aprender a tocar acordeon. Além disso, é um instrumento que se basta, é independente. Será muito válido em meus projetos”, completa Nara.

SAÚDE DIVULGA RESULTADO DA ANÁLISE DA ÁGUA DE TREZE FONTES DA CIDADE

Dando continuidade à vigilância da qualidade da água das fontes da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do exame microbiológico feito na última semana em treze fontes. De acordo com as amostras coletadas e analisadas pelo Laboratório Bacteriológico de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes Amélia (Alto), João Raposo (Tijuca), Taumaturgo e Praça Taumaturgo encontram-se impróprias para consumo.
Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. O procedimento atende a Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. Atendendo determinação do Ministério da Saúde, o acompanhamento é periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise

• Fonte Alexandre Fleming (Vale do Paraíso) - Própria para consumo
• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo
• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo
• Fonte Judite (Alto) – Própria para consumo
• Fonte Perpétuo (Rua Zenóbio da Costa, nº 148) – Própria para consumo
• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo
• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo
• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo
• Fonte Sete Tanques (Rosário) – Própria para consumo
• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo
• Fonte João Raposo (Tijuca) – Imprópria para consumo
• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas:
1) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 2) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo a das fontes que estão próprias para consumo;
3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente;

4) Informar a população sobre a potabilidade de cada fonte através da manutenção de placas indicativas.