segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Teresópolis recebe 1ª Feira do Livro da ABL

   De 08 a 31 de janeiro, na Calçada da Fama, acontece a 1ª Feira do Livro da ABL em Teresópolis, com muitas barracas e livros a preços populares, além de shows e contação de histórias, num verdadeiro evento multimídia
Bons livros a preços populares. Essa é a marca da Associação Brasileira do Livro, que, de 8 a 31 de janeiro, sobe a Serra para se instalar na Calçada da Fama, no coração de Teresópolis.
   A Feira do Livro, como é chamado o evento criado em meados dos anos 50  no Rio de Janeiro, terá a participação da Academia Teresopolitana de Letras (ATL) e de livrarias da cidade. A feira é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Teresópolis e terá também apresentação de shows e contação de histórias.
   A ABL nasceu de uma ideia em abril de 1955, quando um vereador carioca expôs seus livros em uma barraca armada em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia. Alguns livreiros (inicialmente seis), admirando a iniciativa, resolveram aproveitar a ideia. Tempos depois, fizeram uma mostra semelhante em condições bem precárias. Porém, a exposição acabou se transformando num sucesso de vendas. Em outubro do mesmo ano, foi organizada a 1ª Feira do Livro, com 42 barracas — lá mesmo na Cinelândia — desenhadas pelo sócio-fundador Antonio Severo de Sant’anna. A iniciativa foi novamente bem-sucedida e, mais tarde, oficializada pelo então Prefeito Negrão de Lima.
   “Em 1957, os associados resolveram fundar a ABL — Associação Brasileira do Livro —, para desenvolver um trabalho que até hoje continua a despertar interesse da população. Nossas Feiras são conhecidas por terem preços populares e livros de qualidade, agradando a todos que as visitam”, explica Adeilson Jarbas, coordenador de feiras e eventos da ABL.


Teresópolis divulga eventos de 2018 no site do Ministério do Turismo

              Com um calendário diversificado para 2018, elaborado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Turismo, Teresópolis foi o primeiro município do estado do Rio de Janeiro a ter as suas atrações de maior expressão divulgadas no Calendário Nacional de Eventos, do Ministério do Turismo.
    Acessada pelo link http://www.turismo.gov.br/agenda-eventos/views/calendario.php, a ferramenta on-line facilita a busca do usuário, contribui para divulgar ainda mais o destino Teresópolis e captar novos visitantes.
      “Elaboramos uma agenda completa, incluindo atrações direcionadas ao público tere-sopolitano, e que está sendo encaminhada à Secretaria de Estado de Turismo, rede ho-teleira e à imprensa. Já o Mi-nistério do Turismo segue algu-mas diretrizes, que são eventos que atinjam público regional, nacional e internacional. E ho-je Teresópolis tem 17 eventos inseridos na agenda do Mi-nistério”, explica Elias Martins, secretário de Turismo. “Essa iniciativa mais uma vez demonstra o comprometimento do Governo com o município e com todas as empresas e instituições que realizam eventos na cidade”, destaca.
        O calendário de Teresópolis está em construção, com atrações culturais, musicais e gastronômicas variadas para movimentar 2018, algumas próprias e outras promovidas em parceria. Entre eles: Festival Vinho nas Alturas – edição de Verão (19 a 21/01); I Love 80’s (02 a 04-02), Cerveja nas Alturas (10 a 13/02); Festival Internacional de Cinema (23 a 26/05); 36ª Exposição de Automóveis Antigos (07 e 08/07); e a novidade: Projeto Crochê Urbano Terê (01 a 31/07).

Foto: Jorge Maravilha/AscomPMT