sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CASA CHEIA NO 2º CULTURA DE RAIZ 2013


Além das marchinhas de carnaval, Casa de Cultura apresentou ainda forró, sertanejo, coco e samba.

Ascom Sec. Cultura

Em clima bastante descontraído, teve de tudo no 2º Encontro de Cultura de Raiz de Teresópolis - temporada 2013, realizado no último dia 3, na Casa de Cultura Adolpho Bloch. Promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento teve como temas desta edição homenagens a Iemanjá e ao carnaval, sem esquecer a música do homem do campo.
Não faltaram alegria e animação para divertir a plateia da Casa de Cultura, que ficou lotada para a realização do projeto. “É motivo de grande orgulho ver a Casa de Cultura lotada para a realização de mais um Cultura de Raiz. É a confirmação de que o evento agrada tanto o público como os participantes, artistas resgatados e valorizados pelo projeto, que se mostram cada vez mais dedicados a promover apresentações de melhor qualidade, garantindo a presença de grande público”, avaliou o Secretário de Cultura, Wanderley Peres.
Lançado em abril de 2009, o Cultura de Raiz tem como objetivo resgatar e valorizar artistas da cultura popular. Ao todo, já foram realizadas 40 edições, sempre no primeiro domingo de cada mês, com entrada franca.

Destaques
Entre as muitas apresentações, destaque para Roninho, que agradou o público com 'Madalena' e 'Pinga ni mim', e para a dupla Jorge Viajante e Mario do Violão, que fizeram um resgate do sertanejo com várias modas de viola. Sem falar nos sanfoneiros Zé Lopes, Amado Rodrigues, Fernando Caramujo e 'Seu' Timbira, que animaram o público com muito forró, e nos repentes de Wanda Pinheiro e Zé Rodrigues.
Destaque ainda para Alexandre Firme que, em sua segunda participação no programa, encantou a todos com 'Bijuteria' e 'Meu Primeiro Amor', sendo aplaudido de pé. O estreante Felipe Rodrigues emocionou a plateia cantando sucessos da música sertaneja, como 'Alô'. Natural de João Pessoa, Felipe está há dois anos em Teresópolis e busca a consolidação na carreira artística. “Soube do Cultura de Raiz por meio de um amigo e adorei participar. Excelente projeto. Pretendo me apresentar mais vezes”, comentou o jovem de 19 anos, que já está em estúdio gravando composições próprias.
Participaram do 2º Encontro de Cultura de Raiz – temporada 2013 os seguintes artistas: Beto Selig, Maria Eduarda, Andréa Sant’Anna, Arnaldo Almeida, Wagner Tadeu, Ayrton Rebello, Zé Lopes, PC de SI, Adão Curió da Viola, Paulo Medeiros, Roninho, Genaro da Zabumba, Daniel Vieira, Tião do Triângulo, Amado Rodrigues, Edson Firmino, Wanda Pinheiro, Jacaré, Zé Luiz, Edson e Moacir Rosa, ‘Seu’ Timbira, Jorge Viajante, Mario do Violão, Manoel Resende, Zé Rodrigues, Alexandre Firme, Felipe Rodrigues, Fernando Caramujo, Marcos André, Vera Boccard, Geremias Cruz, Gustavo Agostini, Miguel Garcia, Xando Pernambuco, Lucas Borelli e Rogerinho.

Antes do evento foi servido um típico café caipira para os artistas e o público presente
Fernando Caramujo animou a plateia com o forró pernambucano