quinta-feira, 10 de abril de 2014

WI-FI E VIDEOMONITORAMENTO NA CIDADE E NO INTERIOR

Nos próximos dias será assinada a autorização para o início dos serviços de instalação do sinal wi-fi com internet grátis e de sistema de monitoramento de vídeo em sete pontos, na cidade e no interior. A iniciativa, anunciada pelo prefeito Arlei durante reunião da Comissão da Copa, em fevereiro, começa a ser concretizada. A proposta é que os serviços estejam em funcionamento para atender população, visitantes e a imprensa no período de preparação da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa de 2014, no Centro de Treinamento da CBF, na Granja Comary.
O sinal wi-fi será implantado na Calçada da Fama e em quatro praças: Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; Olímpica Luís de Camões – no Centro, Maria Corina Paim – na Barra do Imbuí, e Samuel Macário – em Bonsucesso, no 3° Distrito.
Já o videomonitoramento será instalado na altura do cruzamento das Avenidas Lúcio Meira e J. J. de Araújo Regadas (Parque Regadas) e na Calçada da Fama, no Centro, bem como nas praças Balthasar da Silveira, Higino da Silveira, Maria Corina Paim e Samuel Macário.
Coordenada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia, a iniciativa já passou por processo licitatório, que foi homologado nesta quarta-feira, dia 9. “Após a homologação, o processo segue para a Procuradoria do Município, para assinatura de contrato com a empresa vencedora. A previsão é que os serviços de instalação tenham duração de 30 dias”, explica o secretário Carlos Tucunduva.
A instalação de um Centro de Internet Comunitária (CIC) em Bonsucesso, no interior, também está em andamento, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), nos mesmos moldes do CIC implantado em 2012 na Praça Olímpica. “Na próxima semana devemos receber a visita de equipe técnica do Proderj para viabilizar a implantação. Também teremos um encontro com representantes da Alterdata Software, para avaliar a possibilidade de a empresa ceder os móveis para o CIC de Bonsucesso, como fez na unidade da Praça Olímpica. A Prefeitura está empenhada na implantação desses importantes serviços”, assinalou o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva.