sexta-feira, 15 de março de 2013

CINE SHOW TERESÓPOLIS - PROGRAMAÇÃO 15/03 A 21/03

Amor é Tudo que você Precisa
Legendado| Comédia/Romance | 12 anos

Duro de Matar 5 - Um Bom Dia para Morrer
Legendado | Ação | 12 anos

Os Miseráveis
Legendado | Musical | 14 anos

O Lado Bom da Vida
Legendado | Comédia | 12 anos

Oz Mágico e Poderoso 3D
Dublado | Aventura/Fantasia | Livre

Dezesseis Luas
Dublado | Drama | 12 anos

Ethan Wate (Alden Ehrenreich), é um estudante de colegial que fica enfeitiçado por Lena Duchannes (Alice Englert), aluna nova, de 16 anos, que acaba de chegar de outro estado – e com que ele estranhamente tinha pesadelos há meses. Os dois se unem para enfrentar uma maldição sobrenatural que persegue a família dela há gerações: sempre que uma Duchannes completa 16 anos, ela deve escolher se será para a vida toda uma feiticeira do bem ou do mal.

CONFIRAM NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA NA NOVA SEÇÃO DO JB TERÊ


A partir de hoje, sexta-feira (15/03), nossos leitores podem acompanhar todas as notícias de Educação e Cultura, a nível municipal, estadual e federal em um só local. O objetivo é facilitar a busca e a leitura dessas notícias.
Em breve a seção passará por mudanças, com links específicos de cada área e a estreia de colunistas renomados em seus respectivos segmentos.

CONFIRA TUDO NO LINK JB TERÊ EDUCAÇÃO E CULTURA, À DIREITA DO BLOG.

ALERJ COMEÇA A PUBLICAR NOTÍCIAS NO DIÁRIO OFICIAL DO LEGISLATIVO


Ascom ALERJ

A partir desta sexta-feira (15/03), a população do estado do Rio passa a contar com mais um meio de informação para ficar por dentro das principais notícias da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A Diretoria Geral de Comunicação Social da Casa começa a publicar no Diário Oficial (D.O.) do Poder Legislativo páginas com matérias sobre os acontecimentos do Parlamento, das audiências públicas e votações em plenário às principais leis e projetos em tramitação. “É mais uma forma de informarmos os cidadãos sobre as atividades dos deputados. Isso é cidadania. É prestar contas do que estamos fazendo àqueles que nos elegeram e a toda população fluminense”, declara o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB). As notícias formarão um encarte de quatro páginas na primeira parte do D.O. do Poder Legislativo e serão publicadas todas as quintas-feiras.
Com uma tiragem de 3.190 exemplares, a publicação é distribuída para assinantes, mas pode também ser adquirida nas agências da Imprensa Oficial (veja os endereços no site www.imprensaoficial.rj.gov.br). A primeira publicação tem, na capa, uma matéria sobre evento da Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência e, na parte interna, informações sobre a aprovação da nova lei dos pisos salariais e sobre debate referente à Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE DENGUE E NOTIFICAÇÃO DE DOENÇAS


Ascom PMT

Realizada na tarde da última quarta-feira, 13, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na Tijuca, a oficina de treinamento ‘Notícias sobre dengue em Teresópolis e fichas de notificação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)’.
Direcionada a médicos, enfermeiros e profissionais de saúde das Unidades de Saúde da Família, unidades básicas, hospitais, UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) e os Serviços de Pronto Atendimento, a oficina teve o objetivo de manter o pessoal atualizado sobre o processo de notificação de doenças, de acordo com as normas de vigilância epidemiológica municipal, estadual e federal em vigor.
A atualização é necessária para manter o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde informados sobre a situação do município, bem como definir ações de controle e prevenção e o atendimento mais adequado aos pacientes.
Coordenada por Daniel Pinheiro Hernandez, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, a oficina contou com palestras da médica sanitarista Alba Iaci Moreira, da enfermeira Benísia Adell Cordeiro, e do chefe da Divisão de Saúde Ambiental, Alonso de Faria. “É uma forma de os profissionais de saúde ficarem com as informações de controle epidemiológico sempre atualizadas, sabendo como agir de acordo com protocolos definidos”, esclareceu Daniel Hernandez.  

Dengue
Durante o treinamento, foi atualizado o número de notificações de dengue no município. Em 2012, foram notificados 47 casos, dos quais 30 foram descartados após a realização de testes sorológicos. Entre os casos confirmados, foram descobertos dois em que as pessoas pegaram dengue em Teresópolis. Em 2013 já existem 20 notificações na cidade.
Levantamento apresentado durante a oficina mostrou que, em 2012, os agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue haviam identificado seis bairros com focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. Em 2013, esse número subiu para 25.
Esta semana, cerca de 90 agentes comunitários de saúde, das dezesseis equipes lotadas nas doze Unidades de Saúde da Família do Município, participaram de um curso de capacitação para atuar no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Na próxima segunda-feira, 18, eles darão início ao trabalho de campo, durante as visitas domiciliares que fazem regularmente. A ação será supervisionada pelos agentes de saúde do Programa Municipal de Combate à Dengue. Para o trabalho, a área de abrangência das Unidades de Saúde da Família foi dividida em sete microrregiões, onde os agentes visitarão as casas para coletar larvas de mosquito, que serão enviadas a um laboratório de entomologia para identificação.
 “Esses agentes de saúde vão reforçar o grupo de investigação de focos do mosquito transmissor da dengue no município”, explicou Daniel Hernandez, acrescentando que a Secretaria de Saúde pretende realizar alguma atividade para marcar o dia 6 de abril, definido pelo Ministério da Saúde como o Dia ‘D’ de Combate à Dengue no Brasil. “Todos devem participar das ações de prevenção e eliminar o que pode servir de meio de sobrevivência da larva do mosquito, como vasos de plantas, pneus, tampas de garrafas e outros recipientes que acumulam água”, orientou.

Marco Esteves
Daniel Hernandez, do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, orienta os profissionais de saúde sobre dengue e notificações de doenças

CONFIRA OUTRAS NOTÍCIAS DA PREFEITURA NA COLUNA JB POLÍTICA, NO LINK À DIREITA DO BLOG. LÁ TAMBÉM TEM NOTÍCIAS DA CÂMARA MUNICIPAL E A COLUNA FOCALIZANDO, DE ALESSANDRO NOGUEIRA. NÃO PRECISA MAIS PROCURAR, É SÓ CLICAR!