sexta-feira, 26 de abril de 2013

RIO-TERESÓPOLIS TERÁ INTERFERÊNCIA NO TRÁFEGO NESTA SEXTA-FEIRA


Serviço de implantação de passarela está em curso no Km-107

A Concessionária Rio-Teresópolis (CRT) avisa seus usuários que nesta sexta-feira (26/4) será realizado, no Km-107 (Parada Modelo) da Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ), entre 07h e 18h, serviço de montagem dos pilares e rampa da passarela que está sendo instalada no local. Em função disso, haverá interferência no tráfego de veículos, com interdição de meia pista em sentidos alternados. Nesta fase da obra estão sendo montados quatro pilares centrais e três lajes de travessia. Tão logo o serviço esteja concluído, o tráfego será normalizado no local. Equipes da CRT ficarão de plantão para orientação dos usuários.

FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA ALIADA À CRIAÇÃO DE PEIXES: SEMINÁRIO REÚNE MINISTRO CRIVELLA E PREFEITOS DA REGIÃO




Cultivo conjugado
de vegetais, frutas
e legumes com 
pescado é o tema
do encontro de
Prefeitos da região
com o Ministro
Marcelo Crivella
neste sábado







 Acontece neste sábado, 27, em Teresópolis, o seminário “Cultivo conjugado de vegetais, frutas e legumes com pescado – uma alternativa promissora”, a partir das 11h, na Escola Municipal Francisco Maria Dállia (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 28 – Bonsucesso).
Tendo como público-alvo os produtores rurais, e focado no incremento da atividade agrícola aliada à produção de peixe, o evento contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e os prefeitos de Teresópolis – Arlei de Oliveira Rosa, de Nova Friburgo – Rogério Cabral, e de Sumidouro – Juarez Gonçalves Corguinha.
Na ocasião, serão apresentadas as linhas de crédito e o funcionamento da assistência técnica aos interessados, através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, programa do Governo Federal voltado para a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro.
Potencialidades da aquicultura na Região Serrana, cultivo do pescado e a produção consorciada de peixes e verduras são alguns dos temas que serão desenvolvidos por técnicos e especialistas convidados. À tarde, técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura estarão disponíveis para rápidos encontros privados com os participantes do evento, a fim de esclarecer dúvidas.

Programação
11h: Recepção e cadastramento
11h30: Abertura do Seminário
12h: Potencialidades da Aquicultura na Região Serrana
Palestrantes:
• Aluisio Sturm – Secretário de Agricultura de Magé
• Maurício Santiago – Professor de Aquicultura, Forragicultura e Difusão de Tecnologia e Extensão Rural do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos)
• Roberta Rollemberg Martins – Doutora em Ciência Animal e Professora de Produção Animal do Unifeso
13h: Almoço
15h: Cultivo de Pescado – Incentivos e Oportunidades
Palestrante:
• Adalmyr Morais Borges – Diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do Ministério da Pesca e Aquicultura
15h30: Aquaponia – A produção consorciada de peixes e verduras
Palestrantes:
• Gyula Borbély – proprietário da Jászkisér Halas Ltda
• István Ittzés – técnico do Departamento de Pesca da Universidade de Santo Estevão/Hungria
16h30: Sessão de perguntas e respostas
17h30: Encerramento

TURISMO CAPACITA FUNCIONÁRIOS PARA ELABORAÇÃO DE CONVÊNIOS


Na última quinta-feira, 25, a Secretaria de Turismo de Teresópolis, em parceria com a TURISRIO – Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, levou um grupo de funcionários para um treinamento sobre Elaboração de Convênios e Utilização do SICONV, no Rio de Janeiro. A finalidade foi capacitá-los para atuarem no desenvolvimento de projetos turísticos e na captação de recursos federais para sua execução.
Criado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o SICONV - Sistema Nacional de Convênios – é uma plataforma única do Governo Federal de acesso a recursos do Ministério do Turismo para aplicação em infraestrutura, eventos e promoção turística, por exemplo. “A Secretaria de Turismo  está comprometida na capacitação da sua equipe para a construção de uma política turística sólida”, enfatizou o Secretário Municipal de Turismo, Henrique Carregal.
 Divulgação
 Subsecretário Eduardo Mielke (no centro) com funcionários da Secretaria de Turismo: capacitação para elaboração de projetos com recursos federais