terça-feira, 25 de março de 2014

APÓS 10 MESES DE REFORMAS, GRANJA COMARY ESTÁ DE CARA NOVA

Além de novas instalações, a casa da Seleção Brasileira teve o departamento médico e academia totalmente modernizados

Foram 10 meses de obras e reformas nos cerca de 8.500 m² de área construída da Granja Comary. No total, o Centro de Treinamento da CBF tem 149 mil m². Depois de todo esse trabalho de modernização, buscando dar mais conforto e tranquilidade para jogadores, comissão técnica, funcionários e imprensa, a casa da Seleção Brasileira será reinaugurada nesta quarta-feira (26), às 11 horas.
Local por onde já passaram inúmeros craques ao longo destes pouco mais de 27 anos de história - foi inaugurada em 31 de janeiro de 1987 -, e que também já serviu de ponto de partida para Seleções Brasileiras que conquistaram o mundo,  a Granja Comary está de cara nova. A reforma, que foi dividida em cinco partes, segundo explicou o diretor de Patrimônio da CBF, Dino Gentille, melhorou instalações, trouxe um departamento médico e academia totalmente modernizados, novas soluções para recuperação de jogadores lesionados, campo com grama idêntica a da Copa do Mundo e muito mais.
No Setor 1, como assim foi dividido, as atenções foram voltadas para os alojamentos. Na parte de cima, onde praticamente apenas jogadores, comissão técnica e funcionários têm acesso, apenas as fundações foram mantidas. Quase tudo foi reconstruído. Agora, os 22 apartamentos duplos de antigamente, deram lugar a 30 suítes individuais e seis duplas. 
O Setor 1 ainda contará com sala convivência, para jogadores receberem familiares, salão de jogos com sinuca, pingue-pongue e totó, uma academia exclusiva e moderna - antes só existia academia próximo aos campos -, sala especial para departamento médico e outra para fisioterapia, barbearia, odontologia, podologia, farmácia, toda a área de serviços, com lavanderia, almoxarifado e estamparia, além, é claro, do restaurante da Seleção.
Já no Setor 2, que compreende a parte de vestiários, campos e academia próxima ao campo, tudo foi reformado. O vestiário da Seleção, por exemplo, agora é personalizado. Ele conta com área separada para comissão técnica e outra para os jogadores, spa com duas banheiras de hidromassagem para recuperação pós-treino ou jogo e sauna seca e a vapor. Ao lado, fica o vestiário dos visitantes.
Próximo aos vestiários, no mesmo setor de reforma, a academia foi totalmente modernizada, com aparelhos de última geração. Ainda foram criadas uma sala de fisiologia e outra sala para o departamento médico e para a fisioterapia. Também ficarão próximas a rouparia da Seleção, a parte administrativa da CBF e a sala da Escola Brasileira de Futebol.
Ainda no Setor 2, um dos três campos do CT foi todo preparado para os treinos pré-Copa do Mundo. A mesma empresa que instalou os gramados do Mundial foi a responsável pela reforma. Conclusão: campo com o mesmo tipo de grama e irrigação da competição mais importante de todas.
De volta para a região superior do terreno da Granja Comary, o ginásio poliesportivo, considerado o Setor 3, também passou por obras. O piso foi trocado, passou a ser de lisonda, todo o telhado foi reconstruído para arrumar algumas falhas, além da reforma nos banheiros masculino e feminino.
No Setor 4 estão algumas das novidades mais interessantes, principalmente no quesito recuperação e tratamento de jogadores com lesão. Primeiro pela piscina, que foi reconstruída e agora possibilita ao fisioterapeuta, médico ou preparador físico observar o movimento do jogador debaixo da água. Isso porque há uma parte dela que é transparente, fechada por vidro, com uma área de exposição para os profissionais da área.
Além da piscina, o Setor 4 ainda conta com o Caminho das Águas. Essa instalação permite aos fisioterapeutas uma outra alternativa quando o assunto é a recuperação de jogadores, já que ali são possíveis realizar trabalhos diferenciados em um circuito com água rasa e um fundo de pedras.
Para completar, no Setor 5, foi criado um estacionamento exclusivo para atender à imprensa com 1800 m², além de outro, este para convidados e prestadores de serviço, com 600 m². Além de uma arquibancada voltada para os campos de treinamentos da Seleção, que agora tem capacidade para receber 180 pessoas sentadas.
Toda a reforma foi pensada e executada para atender as necessidades de uma Seleção que irá em busca do hexacampeonato mundial em 2014. A partir do dia 26 de maio, os comandados de Luiz Felipe Scolari farão da Granja Comary o seu ponto de partida para essa disputa.


Fonte:
Confederação Brasileira de Futebol