segunda-feira, 18 de março de 2013

NOVAS INFORMAÇÕES SOBRE AS OCORRÊNCIAS CAUSADAS PELAS CHUVAS EM TERESÓPOLIS



Alessandro Nogueira e Karla Rebello
(Colaborou Tiago Domingos)

O JB TERÊ está com sua equipe de plantão desde ontem à noite, inclusive durante toda a madrugada, acompanhando as ocorrências das chuvas em Teresópolis, os seus desdobramentos e divulgando boletins de tudo que estava ocorrendo para seus leitores e seguidores. A boa notícia é que, até o momento, não há vítimas. Porém, é necessário manter a atenção, pois a previsão é que a chuva continue durante todo o dia de hoje.
São muitos os pontos de deslizamentos no município, na cidade e no interior. No Meudon há registros de novos deslizamentos, cinco deles em vários pontos da Rua Charruas, que está com um trecho interditado. Também ocorreram quedas de barreiras no Pimentel, na Coreia e Vale da Revolta. Outros registros foram feitos no Corta Vento, Santa Cecília e Comary. Lembrando que, felizmente, não houve vítimas. No interior as áreas mais atingidas foram Vargem Grande e Imbiú, onde ocorreram grandes alagamentos que, segundo produtores rurais, destruíram praticamente toda a lavoura. Moradores de Vargem Grande continuam em alerta. O rio da localidade de Boa Fé transbordou durante a madrugada, e até agora está acima do nível normal. Em Pessegueiros os moradores estão bastante preocupados porque as pedras que sustentam a ponte, que liga à Granja Mafra, estão se soltando. Moradores da Granja Florestal reclamam que desde ontem estão ligando para a Defesa Civil, preocupados com a chuva forte e, segundo eles, tiveram como resposta que as sirenes daquela região estavam com defeito, e por isso não dispararam. Indignados eles questionam até quando vão ter que esperar, pois não querem viver outra tragédia.
Em contrapartida a Defesa Civil de Teresópolis informa que está com suas equipes nas ruas, fazendo as vistorias e atuando nos pontos de apoios. Funcionários e voluntários informaram que as sirenes tocaram em quatro localidades. Assim que tocaram no Vale da Revolta, muitos moradores foram para o ponto de apoio, assim como no Caxangá. Na Coreia e no Rosário as pessoas também saíram de suas casas, mas outras se negaram a sair de seus lares. Em virtude dessa situação os agentes voltam a apelar para que todos saiam de suas residências assim que as sirenes começarem a tocar, ou ao menor sinal de perigo.
A Defesa Civil de Teresópolis continua em estado de alerta e informa que, se houver necessidade, é para ligar para 199. Um corpo foi encontrado no Rio Paquequer próximo à rodoviária, mas ainda não houve confirmação de sua causa mortis pela perícia, o que torna prematura, neste momento, qualquer associação com o dilúvio que está caindo na cidade desde ontem. A chuva continua intensa em todo o município, o que requer que todos continuem atentos. A previsão para o restante do dia é de chuvas ocasionais, de intensidade moderada a forte. 
A Serra, no momento está aberta, porém, não é aconselhável ir para a estrada, a não ser que realmente seja muito necessário, e sabendo sempre do risco da CRT fechar a estrada a qualquer momento caso haja necessidade. Se tiver que sair, primeiro ligue para o número 0800 021 0278, ou acessar o site crt.com.br.
Em Petrópolis o número de vítimas, que era de três pela manhã, saltou para 13 agora a tarde. Vários pontos da cidade vizinha estão alagados e intransitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário