segunda-feira, 18 de março de 2013

PETRÓPOLIS É DURAMENTE CASTIGADA PELAS CHUVAS



- Mortes, desabamentos de casas, deslizamentos de terra e queda de árvores levam pânico aos moradores e causam prejuízos incalculáveis até o momento

Alessandro Nogueira
 

Foto: Marcelo Nascimento (Facebook)

Desde às 17h de ontem o município de Petrópolis vem sendo duramente castigado pelas fortes chuvas que caíram em todo  Estado, principalmente na Região Serrana.
Enquanto em Teresópolis medidas preventivas eram tomadas para tentar evitar um mal maior, em Petrópolis os moradores não tiveram muitas chances. A chuva não deu tempo para isso.
Assim que começou a chover forte, rapidamente algumas foram ficando alagadas, e depois outras e mais outras. A  Rua Coronel Veiga foi interditada mais de uma vez, devido ao transbordamento do Rio Quitandinha, isso tudo em menos de quatro horas.
Em seguida as sirenes começaram a tocar no Quitandinha, por volta das 21h. A esta altura as entradas da cidade já estavam submersas, nas imediações da Avenida Coronel Veiga com Rua Paulo Hervê, próximo ao Shopping Badia, na Capela – Bingen. As sirenes também dispararam no Independência, maior bairro da cidade. Neste momento todo o Centro de Petrópolis já estava submerso. Ruas conhecidas como a Imperador (na foto acima), Alencar Lima e Teresa (próximo ao BNH) estavam alagadas. Sirenes também tocavam na 24 de Maio e Duchas. 
Foto: Raphael Maya
 O bairro Vista Alegre também estava com casas alagadas neste instante. E a Vila Militar estava as escuras, sem fornecimento de energia elétrica. Para desespero da população, traumatizada pela tragédia de 2011, um muro caiu sobre uma casa no Dr. Thouzet (foto ao lado mostrando o início do alagamento no local). E o pior: os Bombeiros não conseguiam chegar ao local, devido aos alagamentos.
No Cantão do Alto Independência, uma casa caiu e soterrou uma criança e seus pais! Moradores tentavam falar com os Bombeiros e a Defesa Civil, mas só depois de muito tempo conseguiram contato, devido ao congestionamento das linhas. Muitos resgates e serviços de socorro só puderam ser efetuados após o escoamento das águas. Durante a madrugada toda foram inúmeros os registros de quedas de muros, árvores e pontos de alagamentos.
A Concer, que administra a BR 040 (Rio-Petrópolis) informa que a descida da Serra de Petrópolis está totalmente interditada na altura do km 75 da BR-040, em Petrópolis, devido ao deslizamento de terra e pedra ocorrido pouco depois das 2h desta segunda-feira (18.03). A chuva forte que cai no município desde a noite de domingo provocou outras quedas de barreira ao longo da rodovia, mas sem causar vítimas. Por causa da interdição do km 75, o trecho apresenta 4 quilômetros de retenção. Equipes da Concer foram mobilizadas para desinterditar a pista. Mais informações pelo 0800-2820040 ou 0800-281-0041 (exclusivo para portadores de deficiência auditiva e de fala).
Na cidade algumas vítimas foram resgatadas com vida, mas segundo depoimentos em redes sociais, houve casos de vítimas fatais. Dados oficiais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil haviam confirmado, até às 05h desta segunda-feira, 03 mortes, mas alertaram que esse número pode subir no decorrer do dia.
 
Foto: Mariana Lutiberg
 Avenida Roberto Silveira

Foto Carla Karl
 Rua Coronel Veiga

2 comentários:

  1. Vi no twitter q vcs atualizam de meia em meia hora! Não estamos todos em Teresópolis e Petrópolis e estamos ansiosos por notícias. Por favor, já até me cadastrei no jornal. Assim q puderem acertem os horários e as postagem. Tenho família e amigos em Teresópolis e sei q em Petrópolis está grave! No Twitter sempre nos mobilizamos! Mas pra isso precisamos de notícias!!! Aguardamos por vcs, se puderem com fotos e os locais das fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse momento a Serra está fechada. Quedas de barreiras na Quinta Lebrão e Coreia, mas sem vítimas.Em Petrópolis uma árvore caiu em cima de veículos no bairro Alto da Serra. Uma das Vítimas da Tragédia em Petrópolis,era da Defesa Civil da Cidade,informação dada pelo próprio Prefeito Rubens Bom Tempo.

      Excluir