terça-feira, 16 de abril de 2013

CAPOEIRA CHAMA ATENÇÃO PARA RESTAURAÇÃO DO MIRANTE DA GRANJA GUARANI


A AMAGG – Associação de Moradores e Amigos da Granja Guarani em parceria com os projetos sociais Lutando Pelo Bem e Ganga Zumbi promoveu no dia (13/03) uma roda de capoeira no Quiosque das Lendas. O evento teve como objetivos a difusão da cultura afro-brasileira, e ainda serviu como ação para chamar a atenção sobre o processo já deflagrado de restauração do Mirante da Granja Guarani, um dos principais patrimônios culturais e turísticos do município que há anos estava abandonado.
Apesar da forte chuva que caiu sobre o bairro na manhã de sábado, pouco antes do evento, o “Capoeira no Mirante”, acabou atraindo um bom público para as apresentações da nobre luta e dança africanas. A coordenação do evento ficou por conta dos mestres Cidinho e Batata, com apoio do professor Luan, todos do grupo de capoeira Ganga Zumbi. a atividade cultural contou com apoio, ainda, de comerciantes do bairro e do Projeto Social Lutando Pelo Bem que ensina Jiu-Jitsu a mais de 60 crianças da Granja Guarani e Pedreira.
A avaliação dos organizadores é que o saldo do evento foi “bastante favorável”. Segundo a diretoria da AMAGG, “este foi só mais um passo para chamar a atenção das autoridades e da comunidade para a necessidade de restauração do Mirante da Granja Guarani”. O projeto, que conta com o apoio do secretário municipal de Cultura Wanderlei Peres, está na fase de escrituração do terreno doado para a municipalidade.
O Mirante, após devidamente restaurado, estará inserido em um complexo turístico que terá 1.800 metros quadrados. O restauro do monumento já conta com verba destinada no Inepac – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O montante reservado para o Quiosque das Lendas (nome oficial do Mirante) é da ordem de R$ 500 mil e a expectativa é que os trabalhos de restauro sejam iniciados ainda este ano, após superada a fase burocrática de municipalização do terreno.
Fotos: Magal
  
 
Além da Capoeira, que contou com um farto lanche para os participantes, teve ainda mais uma fase de limpeza no entorno do Mirante




Nenhum comentário:

Postar um comentário